top of page
Search
  • Writer's pictureRafaella Galardo

Onde é mais barato comprar uma moradia do que um apartamento?

A União de Freguesias de Sintra é, das 11 freguesias do concelho, a zona com mais imóveis no mercado (2.435). Entre uma moradia ou um apartamento, o preço m2 médio é mais vantajoso se preferir uma moradia.


A oferta de moradias em Sintra é maior do que a oferta de apartamentos. Segundo o Guia de Zona da União de Freguesias de Sintra, hoje divulgados pela REATIA, plataforma de inteligência artificial para o imobiliário, das 11 freguesias do concelho, a União de Freguesias de Sintra é a zona com mais imóveis no mercado, com 2.435. Segundo os mesmos dados, entre uma moradia ou um apartamento, o preço m2 médio é mais vantajoso se preferir uma moradia, no que concerne a quase todas as tipologias.


Esta é ainda a freguesia do concelho de Sintra com mais moradias disponíveis (682) e a segunda com mais terrenos, a registar 755 oportunidades de negócio. Este valor representa que está apenas atrás dos 872 da União de Freguesias de São João das Lampas e Terrugem, lê-se no documento enviado aos jornalistas.

De acordo com a REATIA, na maioria das tipologias, as moradias apresentam preços mais competitivos quando comparadas com um apartamento.


No caso de um apartamento, a tipologia T3 tem um preço médio de m2 de 3149 euros, enquanto que uma moradia da mesma tipologia tem o preço médio de m2 de 2.780 euros, ou seja, menos 369 euros por m2. Já no caso da tipologia T4, um apartamento fica 248 euros por m2 mais caro que uma moradia, cujo preço médio do m2 se fixa em 2.966 euros.


De realçar que as moradias novas de tipologia T4 na União de Freguesias de Sintra apresentam um preço mais baixo que as moradias usadas da mesma tipologia. Segundo o market report da REATIA, a que o Notícias ao Minuto teve acesso, uma moradia T4 nova nesta localização tem o preço médio de 679.333 euros, enquanto uma moradia T4 usada divulga um preço médio mais elevado (787.180 euros).


Por seu turno, as tipologias T2 e T3 são os apartamentos encontrados no mercado com mais frequência, cerca de 153 e 169 imóveis, respetivamente, num total de 409 casas. Mas para quem quiser adquirir uma moradia com quatro quartos, há 212 oportunidades de negócio, segundo os mesmos dados. No que concerne a uma moradia T5, tem entre 174 imóveis em lista. Ainda assim, um apartamento nesta localização é mais acessível do que na capital.

Investir num apartamento na União de Freguesias de Sintra poderá significar uma variação no preço médio do m2 entre 1914 euros e 3.149 euros, mostram os dados hoje divulgados. A tipologia mais vantajosa é a T2, já que o preço m2 médio nesta tipologia é 523 euros mais baixo.


fonte: noticiasaominuto

7 views0 comments
bottom of page