top of page
Search
  • Writer's pictureRafaella Galardo

10 locais fantásticos para visitar em Sesimbra

Basta atravessar o Tejo para visitares Sesimbra, uma vila dedicada ao mar, cheia de tradições. Estes são os locais de visita obrigatória. 😍


Não há dúvida que Sesimbra também é conhecida pelas suas famosas e “secretas” praias, mas nesta vila há muito mais para descobrir: tradições culturais ligadas ao mar, monumentos e até arte urbana, que se espalhou um pouco por toda a vila nos últimos anos.

@siland-colors


A ligação ao mar, tal como acontece com Setúbal, que fica ali perto, é bastante visível na gastronomia rica em peixe e marisco, sempre de elevada qualidade.

Vem connosco nesta viagem até uma das vilas mais carismáticas do nosso país.


Neste guia vamos apresentar-te a muitos outros locais de interesse:


1 – As praias de Sesimbra

Não há volta a dar: falar de Sesimbra é falar das suas espetaculares praias, como são exemplo a Praia da Ribeira do Cavalo, a mais “secreta”, ou a Praia do Meco, uma das mais famosas praias de nudistas, mas que também é frequentada por muitas famílias.

Por isso, sem mais demoras, aqui fica a nossa lista com as melhores e mais “secretas” praias de Sesimbra.

@Patmar-24


2 – A marginal

A marginal da vila de Sesimbra, seja de dia ou de noite, é uma das zonas mais movimentadas, sempre cheia de pessoas a passear de um lado para o outro, nas esplanadas e restaurantes ou no seu caminho para a principal praia da vila.

Entre as praias do Ouro e da Califórnia vais encontrar a Fortaleza de Santiago, também conhecida como Forte da Praia ou Forte da Marinha. É um monumento do século XVII e daqui vais poder olhar para o mar como se estivesses numa varanda.

@Mário Gomes | @VisitSesimbra


3 – Porto de Abrigo

Não há lugar mais relaxante do que um Porto de Abrigo, e o de Sesimbra convida a passeios durante a maior parte dos dias.

É também aqui que vais encontrar a maior parte das empresas que te propõem a conhecer a vila de Sesimbra de uma outra perspectiva: a pé, de bicicleta ou pelo mar. Aqui podes alugar equipamento de mergulho, canoas, aproveitar um passeio de barco ou uma aventura à vela, entre outras propostas interessantes e mais ou menos radicais.

@Pixabay


4 – Passear pelas ruas “artísticas”

As ruas de Sesimbra têm mais cor desde 2014, altura em que a Câmara Municipal desafiou um conjunto de artistas a pintarem as portas e janelas de antigos edifícios do Núcleo Urbano Antigo.

O resultado está à vista de todos, com trabalhos espetaculares em diversas ruas da vila. De lá até agora já se realizaram outros desafios, que deram mais vida a perto de 50 portas, janelas, muros e paredes, o que tornou esta parte da vila ainda mais turística.

@VisitSesimbra


5 – Cabo Espichel

Quem vai a Sesimbra tem como paragem obrigatória uma passagem pelo Cabo Espichel, a cerca de 15 quilómetros da vila.

Aqui vais encontrar trilhos de pegadas de dinossauros e, claro, um dos cenários mais incríveis de Portugal, com a Igreja de Nossa Senhora do Cabo Espichel ao fundo. Além da igreja vais encontrar as hospedarias, a Ermida da Memória, a Casa de Ópera, em ruínas, as Hortas dos Peregrinos, a Casa da Água, o aqueduto e, claro, o imponente farol.

@andre-filipe


6 – Qualquer restaurante com peixe fresco do dia

A gastronomia da vila de Sesimbra está muito ligada ao mar e, por isso, quase todos os restaurantes servem o peixe e os mariscos mais frescos da região.

Consegues fazer prova desta afirmação em qualquer restaurante que tenha à porta uma vitrine com o pescado do dia. Depois, escolhe, entre o vasto menu, aquilo que te apetece mais. Sugerimos o característico peixe assado na brasa, o mais procurado e que deixa, pelas ruas da vila, um aroma “hipnotizante”.

@alex-teixeira


7 – Castelo de Sesimbra

A partir da vila é impossível ficar indiferente ao imponente castelo que sobressai num dos morros. Tem mais de 850 anos, é o último castelo medieval junto à costa portuguesa e está classificado como Monumento Nacional desde 1910.

O acesso ao Castelo de Sesimbra pode ser feito de carro ou a pé, mas o caminho não é muito fácil, pelo que se decidires ir pelos caminhos pedestres (que é a nossa sugestão), convém estares em boa forma física.

Uma vez no seu interior, terás a possibilidade de usufruir de uma vista espetacular sobre a vila, além de poderes ainda visitar as exposições patentes nas duas torres.

@VisitSesimbra


8 – Serra da Arrábida

Sesimbra “partilha” com Setúbal a magnífica e verdejante Serra da Arrábida, uma das mais bonitas do nosso país. Seja qual for a altura do ano em que a visitas, será sempre linda de morrer, com uma vegetação densa e muito diversificada, onde se destacam os maquis.

O Parque Natural da Serra da Arrábida, que já o é desde 1976, possui uma área de cerca de 10.500 hectares e, além da vegetação, podes ainda desfrutar de grutas, castelos e de uma paisagem de tirar o fôlego, que abrange grande parte do Estuário do Sado e, do outro lado, a Península de Tróia. Fica a nossa sugestão para subires até ao ponto mais alto da montanha, a Serra do Risco. Depois conta-nos como foi a tua experiência!

@francisco-barrento


9 – Lagoa de Albufeira

Sim, é verdade que já falámos das praias no ponto 1, mas a Lagoa de Albufeira é diferente: oferece o melhor de três mundos: a lagoa, o mar e o pinhal. É formada por dois sistemas lagunares ligados por um canal: a Lagoa Pequena, mais interior e menos profunda e a Lagoa Grande, com uma profundidade máxima de cerca de 15 metros.

Na margem norte e junto ao mar, já que esta Lagoa tem ligação ao oceano Atlântico, existem várias zonas de areal perfeitas para as famílias se divertirem. É também um local muito procurado para a prática de vela, windsurf, kitesurf ou canoagem.

Aqui encontras ainda o Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena, onde estão disponíveis vários percursos e observatórios que te permitem apreciar a grande variedade de aves que vive e nidifica nesta Zona de Proteção Especial para Aves.

@pilot_ricardo


10 – Museu Marítimo de Sesimbra

O Museu Marítimo de Sesimbra fica no interior da Fortaleza de Santiago, junto à praia principal da vila. É neste museu que vais ficar a saber a ligação que Sesimbra tem ao mar e à pesca, uma viagem que conta já com 5 mil anos.

Podes comprar o teu bilhete na receção, junto ao Posto de Turismo na entrada da Fortaleza, e depois visitar os vários espaços. E não te esqueças de ir até à muralha virada para o mar… a vista é incrível.

Em julho e agosto, este espaço está aberto de terça a domingo entre as 15h30 e as 19h, e entre as 20h30 e as 23h.

@VisitSesimbra



Fonte: lisboasecreta.co

8 views0 comments
bottom of page